domingo, 12 de junho de 2011

Simulado de Geografia – 2º Ano do E.M. – 2º Bimestre/2011.

1. (UFRGS/Adaptada) A mundialização da economia capitalista gerou a segmentação do espaço econômico mundial. Esta característica geográfica se expressa, no final do século XX, pela formação de blocos econômicos em todo o mundo.
Com relação a esse tema, são feitas as seguintes afirmações:
I. A criação da Alca faz parte da proposta conhecida como Plano Bush — iniciativa para as Américas, que visa a integração pan-americana sob a liderança dos Estados Unidos da América do Norte.
II. Originada da Comunidade Econômica Europeia (CEE), a União Européia (UE) é o segundo maior bloco econômico do mundo em termos de Produto Interno Bruto (PIB) e possui o Euro como moeda oficial.
II. O Nafta (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) é formado pelos Estados Unidos da América do Norte, Canadá, México e Brasil, que desde 1994 aboliram totalmente as tarifas aduaneiras entre si.

Quais estão corretas?
( A )   Apenas I
( B )   Apenas II
( C )   Apenas I e II
( D )   Apenas II e III

2. Um dos fenômenos mais importantes de nossos dias é o da formação e/ou fortalecimento de alianças ou blocos entre países. Sobre esse fenômeno, podemos afirmar que:

( A )   a Comunidade Européia subsidia fortemente seu setor de produção agropecuário, articulando-se dessa maneira com a política dos EUA para o setor e possibilitando um amplo acordo no âmbito do GATT, de forma rápida e sem grandes polêmicas.
( B )   o Nafta e o Mercosul são blocos amplamente consolidados e em pleno funcionamento por um tempo somente menor do que a CE.
( C )   a Comunidade de Estados Independentes (CEI) formou-se com a desagregação da URSS e tem por objetivo unificar as políticas econômicas e estratégicas da Europa Ocidental.
( D )   o bloco de países com processo de unificação mais avançado é o da Comunidade Européia (CE). O aprofundamento desse processo de unificação é evidenciado pelo fato de, recentemente, ter deixado de ser oficialmente denominada Comunidade Econômica Européia (CEE). O processo de unificação é muito mais amplo, abarcando o campo político, cultural, financeiro, etc.

3. (FMTM) Frutos do atual momento histórico do sistema capitalista, o Mercosul e, recentemente, a Alca são iniciativas que:

( A )   se excluem mutuamente porque têm objetivos e estratégias de atuação diferentes.
( B )   devem, em conjunto, superar o poderio técnico e econômico da União Européia.
( C )   possibilitam o crescimento harmônico de todo o continente americano.
( D )   derivam da mesma filosofia de ajuda mútua entre os países componentes.

4. (UNISINOS) A economia latino-americana começa no muro de Tijuana Norte do México, e se estende até a Terra do Fogo, Sul da Argentina. Mas é no México que as maquiladoras nasceram e se desenvolveram plenamente. Essa nova forma de indústria — marca registrada das economias dominadas e recentemente globalizadas, também chamadas pelos ideológicos capitalistas de “novos países industrializados” — ainda está em um estágio mais ou menos embrionário nas principais economias da América do Sul.
Essas novas indústrias chegam limitadamente no Brasil e Argentina em setores como o automobilístico e pequenas áreas do eletrônico de consumo. O entrave maior é que essas maquiladoras do Mercosul ainda se desenvolvam com base nos próprios mercados internos, gerando rivalidades federativas“guerras fiscais” entre estados de um mesmo país. Não se instalam, como no exemplar modelo mexicano, como uma estratégia necessariamente reesportadora para as economias dominantes. Ao contrário, no Mercosul, a nova indústria se desenvolve em um viciado e desgastante sistema de trocas entre o Brasil e a Argentina, que ameaça explodir a todo momento com desconfianças recíprocas pequenas controvérsias e ameaças de retaliações protecionistas.
(PERICÁS, Luiz B. América Latina: história, crise e movimento. São Paulo: Xamã, 1999. p. 205.)

Como solução para esse entrave da balança comercial, os EUA propõem um projeto na forma institucional de acordo regional de livre comércio que absorveria os principais acordos existentes na América Latina, denominado de:

( A )   ALADI - Associação latino-americana de desenvolvimento e integração.
( B )   CEPAL - Comissão econômica para a América Latina.
( C )   ALCA - Áreas de livre comércio das Américas.
( D )   NAFTA - Acordo de livre comércio da América do Norte.

5. Vivemos uma nova revolução tecnológica, que une os diversos lugares do mundo num processo acelerado de globalização. A esse respeito, marque a resposta incorreta.

( A )   Uma das características da globalização da economia é a formação de megablocos regionais, como a União Européia, o Mercosul e o Nafta.
( B )   Os investimentos em ciência e tecnologia são fundamentais nesse processo. Os Estados Unidos, Japão e África do Sul lideram os investimentos em ciência e tecnologia no mundo.
( C )   Empresas transnacionais como a IBM, Sony e Microsoft atuam no setor da informática.
( D )   A comunicação por redes tem possibilitado o armazenamento e a transmissão de informações, acelerando e ampliando o conhecimento científico.

6. (FUMARC) A globalização reordena os espaços, criando uma nova hierarquização de acordo com as diferentes atividades desenvolvidas, sendo incorreto afirmar que:

( A )   estimula uma reconstituição dos espaços, desarticulando e fragilizando o Estado-Nação.
( B )   amplia as contradições entre os interesses nacionais e mundiais.
( C )   promove múltiplos arranjos espaciais decorrentes do uso homogeneizado da tecnologia global.
( D )   alimenta a interdependência, reproduzindo diversidade e desigualdades sociais, econômicas e políticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário